Liderança e o papel dos Líderes

Esse pequeno texto extraído do Livro On dialogue serve para fazer uma boa reflexão sobre o que de fato é Liderança e o papel dos Líderes
“De tempos em tempos, a tribo reunia-se em círculo. Simplesmente conversavam e conversavam, aparentemente sem propósito algum. Não tomavam decisões. Não havia um líder formal. Todos podiam participar, todos respeitavam a participação dos outros. Podia haver homens sábios ou mulheres sábias, os quais eram consultados a cada vez e a quem se escutava mais – os anciãos – mas todos podiam falar. A reunião continuava, até que finalmente todos faziam um silêncio para refletir e, se não houvesse mais opiniões, perguntas e idéias adicionais, o grupo se dispersava. Depois daquilo, todos sabiam o que fazer, porque havia um entendimento coletivo sobre quais os problemas, suas causas, possíveis conseqüências, desdobramentos e soluções alternativas. Só então eram reunidos grupos menores e só então as pessoas faziam alguma coisa ou resolviam os problemas, mas jamais sem entender. Em algumas tribos, quando os problemas eram complexos, eram várias dessas sessões e era preciso pensar nas conseqüências do que ir-se-ia fazer até três gerações depois daquela representada pelas atuais crianças da tribo. Isso significava, muitas vezes, que os anciãos e anciãs tinham de pensar nas conseqüências de seus atos até seis ou sete gerações depois da sua.”
On dialogue, David Bohm

Deixe seu comentário, sua reflexão, seu insight!!

Obrigada!

Publicado por

Carlla Zanna

Psicóloga especializada em Psicologia Organizacional, pós-graduada em Desenvolvimento Humano e MBA em Recursos Humanos. Possui formação em consultoria com base na antoposofia. É certificada nas metodologias internacionais “The Human Element®” e “LIFO®” que visam o desenvolvimento humano com foco em confiança, abertura e produtividade. Habilitada nas ferramentas de assessment Birkman e MBTI 1 e 2. Trabalhou por mais de 10 anos como executiva na área de RH e Marketing de Relacionamento, gerenciando KPIs, coordenando atividades de gestão de clima e programas de performance, além de oferecer apoio estratégico para conselhos de gestão, áreas de negócio, pares e equipes com foco no alcance de metas e consolidação da cultura organizacional. Professional Certified Coach – PCC pela International Coach Federation – ICF, atua como coach de liderança e vida desde 2002, com foco em produtividade humana e alta performance. Sua formação em coaching inclui The Inner Game, Transpersonal Coaching, Neurocoaching, Presence Coaching e Team Coaching, além de vários outros cursos e conferencias que já participou. Possui cerca de 4.000 horas de experiência em coaching individual, grupos e times. Foi Diretora de Desenvolvimento da ICF Capítulo Regional SP (2010/2017) e Diretora de Responsabilidade Social da ICF Brasil (2017/2018) respondendo também como Project Manager da iniciativa Ignite (projeto global da ICF Foundation atrelado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Em 2009 fundou a Transformação Consultoria em Desenvolvimento Humano, pois é apaixonada por pessoas e suas múltiplas possibiidades. Oferece palestras, workshops, facilitação em processos de desenvolvimento humano, coaching e mentoring sempre com o objetivo de estimular o protagonismo e a humanização das relações, tendo como principais eixos a produtividade humana (escolhas conscientes como base para a felicidade) e evolução cultural. Carlla gosta de se auto intitular “humanóloga”, termo que vem do conceito de Humanologia criado pelo Yogi Bhajan. O termo tem como ideias centrais a dignidade, nobreza, gentileza e a comunicação fluida e respeitosa. Para ela ser “humanóloga” significa estar à serviço olhando para o outro de forma profunda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *